sexta-feira, 8 de julho de 2011

OBESIDADE E BULLYING...

Hoje pensei em comentar sobre o Bullying quanto a obesidade.


Não terei sido a primeira nem a ultima a sofrer com as brincadeiras de mau gosto desde de que fiquei mais gordinha... Até hoje, pessoas "sem noção" falam algumas gracinhas achando que a brincadeira não incomoda, mas só quem sente, é que sabe o quanto dói.




Bullying faz adolescentes obesos procurarem cirurgia bariátrica. Com o crescimento da obesidade nas crianças e jovens, cresce também os casos de bullying, que são caracterizados por agressão física ou moral que um indivíduo ou um grupo praticam contra outras pessoas. De acordo com a pesquisa do IBGE, 30% dos estudantes brasileiros já foram vítimas dessas agressões. Esse fato coloca o bullying como um dos principais motivos dos adolescentes para buscar a cirurgia bariátrica como tratamento para a obesidade. “Essa é a realidade que vemos no consultório. Muitos jovens obesos que procuram a cirurgia bariátrica têm a vida social e profissional estagnada, muitas vezes por vergonha e por não querer enfrentar o preconceito que realmente existe na nossa sociedade”, destaca o cirurgião Roberto Rizzi.
No ano de 2009, de acordo com os últimos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), foram realizadas no país 1,5 mil cirurgias em pacientes com menos de 20 anos, representando 5% do total de cirurgias realizadas em 2009. “A legislação brasileira só permite a cirurgia após os 16 anos ou esses números seriam maiores ainda. Muitos chegam ao consultório contando o preconceito que sofrem por serem obesos e acham que a cirurgia é a única solução, mas é preciso muita cautela e o paciente deve ser muito bem avaliado pela equipe clínica”, diz o cirurgião Roberto Rizzi.



Apesar da idade mínima a cirurgia bariátrica só pode ser indicada no tratamento de pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea – peso dividido pela altura ao quadrado) acima de 40. “A cirurgia bariátrica não é uma cirurgia estética. O paciente precisa passar por um amplo acompanhamento e já ter tentado perder peso pelas formas tradicionais, incluindo consultas com nutricionistas e endocrinologistas. Para pacientes com IMC entre 35 e 40 a cirurgia é liberada para casos com doenças relacionadas a obesidade, como diabetes e hipertensão”, conclui Rizzi.


Fonte – Lazerbeleza – o blog da mulher moderna


EU SOU GORDA MAS POSO EMAGRECER, E VOCÊ QUE É FEIO!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário