domingo, 30 de dezembro de 2012

COMPLICAÇÕES CONSIDERADAS PÓS-CIRURGIA

Quando estive no consultório do Dr. Jairo em Novembro para acertarmos a data da cirurgia, pegar a guia de internação, dentre outras orientações, ele me deu um termo e um questionário para que eu lesse em casa, respondesse e devolvesse na próxima consulta.

Confesso que foi um dos momentos mais tensos que enfrentei para passar pela cirurgia bariátrica, foi quando precisei ler e assinar este documento declarando que estava ciente de tudo que poderia dar errado. E cá pra nós, era muita coisa! Assusta um pouco saber tudo de ruim que pode acontecer, durante e depois da cirurgia...

Enquanto lia sobre os problemas que poderiam acontecer durante o procedimento e depois, já com o estômago reduzido, me lembrei que as bulas de remédio também são assim. Repletas de informações tão assustadoras que te deixam na dúvida se aquele medicamento vai te prejudicar mais do que ajudar.

Assim, realmente entendi que era e é um dever do médico me conscientizar de tudo o que pode acontecer, mas que não necessariamente acontecerá.

Por outro lado, é bom saber todos os riscos que irei correr, e depois de operada, tudo o que poderia ter acontecido, para poder valorizar ainda mais cada quilograma eliminado.
Então, nesta declaração, estava descrito que o objetivo da cirurgia bariátrica é a indução da perda de peso por meios cirúrgicos. A minha cirurgia será restritiva/disabsortiva, restritiva - quando se reduz a capacidade de armazenamento do estômago e a velocidade de esvaziamento (mais conhecida como “redução de estômago”);  e disabsortiva - quando se retiram segmentos do intestino delgado, encurtando-o e reduzindo o tempo que os nutrientes permanecem no intestino, o que dificulta sua absorção. Sendo assim uma cirurgia mista, utilizando-se das duas técnicas.



Minha cirurgia bariátrica, será na modalidade Baypass em Y, que é uma cirurgia considerada mista, uma vez que intervém no estomago e no intestino. Estas operações mistas são as mais populares das intervenções anti-obesidade. O tamanho do estômago é reduzido radicalmente para apenas 50 ml, agregando-se, ainda, uma derivação jejunal em Y de Roux, que promove pequeno grau de má absorção e intolerância para carboidratos.

Contudo, o que eu quero deixar mesmo aqui, não são textos técnicos, até porque sou paciente e não médica, mas demosntrar os riscos de uma cirurgia de grande porte como a bariátrica. Assim como fui orientada, talvez possa ajudar a excluir dúvidas de alguém.

Como todo procedimento cirúrgico, a cirurgia bariátrica apresenta riscos e complicações que somando-se técnicas avançadas, a cirurgiões competentes e capacitados, mais a escolha de um bom hospital, com todo o suporte necessário para o procedimento, a taxa de complicação e mortalidade é baixa.  A obesidade por si só constitui risco. A taxa de mortabilade é menor que 1%.

Assim, pode ocorrer desde simples Náuseas e vômitos, até:
-Fístula (vazamento do conteúdo do estômago ou do intestino para a cavidade do abdômen ou pele);
-O grampeamento do estômago leva consigo o risco de rompimento da linha do grampo, que pode resultar em vazamento e /ou infecção grave (Fístulas). Isso pode exigir uma hospitalização prolongada com tratamento antibiótico e /ou operações adicionais;
-O rompimento da linha do grampo também pode causar ganho de peso de longo prazo.
-Embolia pulmonar (coágulo no pulmão), tenho a indicação do uso de um aparelhinho chamado RESPIRON;
-Infecção;
-Pneumonia,Sangramentos; Hérnias; Distúrbios nutricionais; Alterações psicológicas; 
-Inchaço abdominal e evacuação fétida ou gases podem ocorrer; 
-As mudanças na estrutura intestinal podem resultar no aumento do risco de formação de cálculo biliar e necessidade de remoção da vesícula biliar; O redirecionamento dos sucos biliares e pancreáticos, bem como de outros sucos digestivos, para fora do estômago pode causar irritação intestinal e úlceras; 
- Durante a cirurgia, o baço poderá sangrar e se correr, deverá ser retirado;
- Poderá também ocorrer trombose, por isso a indicação do Dr. Jairo de Meia 3/4 de Média compressão.
 O Risco de morrer não é desconsiderado.


    Isso não posso deixar de ressaltar aqui o trabalho continuo de minha Psicóloga Dra. Renata Baldoni e minha Nutricionista, Dra. Flávia Tiso que estão me acompanhando a mais de 18 meses, me preparando fisica, metal e metabolicamente para essa cirurgia.
    Através do ótimo acompanhamento das duas e de toda a equipe da Policlínica Central de Varginha, estou adentrando ao mundo dos pós-operados com a conciencia e a certeza de que tudo dará certo e correrá como o esperado.

Sempre cinfiando primeiro na vontade de Deus, que guiará certamente as mãos do Dr. Jairo e sua equipe.


Continuando a contagem regressiva:


Nenhum comentário:

Postar um comentário