quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

EFEITOS DUMPING

Aiai, volto a postar depois de passar o último Reveillon regado a cerveja e gordura da minha vida.... kkkkkkkkk foi só desta vez, a única despedida....



Se o Dr. Jairo ou a Dra. Flávia Tiso estiverem acompanhando... Já me entreguei nas primeiras linhas....

Então, hoje quero falar da Síndorme de Dumping.... Vou explicar através de artigos técnicos extraídos da net, o que realmente é, mas sinceramente, o Dr. Jairo somente veio me falar sobre ele, na nossa ultima consulta, me passar mais medo (não adianta...kkk..) e com certeza me preparar para tudo o que está por vir.



É uma complicação comum após a cirurgia bariátrica e faz com que ocorra a passagem do conteúdo gástrico que está no estômago para o intestino de forma muito rápida.

Como a cirurgia é desabsortiva, ou seja, não conseguirei absorver açúcares,  carboidratos e gorduras, terei alguns sintomas deveras indesejados....rsrs

Nesse caso, devo evitar principalmente o consumo de alimentos que sejam ricos em carboidratos e açúcar. 



Pode causar queda de pressão, sonolência, fraqueza, náuseas, cólicas intestinais, desmaios, diarreia, suor intenso, após a ingestão desses tipos de alimentos. O recomendado é que eu deite, e tome muita água para cessar os efeitos.

Pelo o que pesquisei, nem todos têm a mesma reação e os sintomas variam de um paciente para o outro. O tratamento dever ser feito com base em uma dieta alimentar e a criação do hábito de descansar após as refeições para atrasar o esvaziamento estomacal.




Agora, textos técnicos:


A cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade têm obtido uma enorme popularidade entre pacientes e médicos. No entanto, a cirurgia antiobesidade não é distituída de riscos e efeitos colaterais.Um complicação comum desta cirurgia é a Síndrome de Dumping (SD).
A SD também é chamada de "esvaziamento gástrico rápido", ocorre quando a parte inferior do intestino delgado (jejuno) enche-se rapidamente com alimento não digerido no estômago, causando desagradáveis efeitos digestivos.A SD também pode ser desencadeada em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica devido ao consumo de carboidratos simples (açúcar, balas e doces) ou carboidratos com alto índice glicêmico.
Tipos de Síndrome de Dumping
Há duas variantes da SD: precoce e tardia.A SD precoce normalmente começa durante ou imediatamente após uma refeição.Os primeiros sintomas da SD são: cólicas abdominais, inchaço, palpitações, náuseas, vômitos, inchaço, diarréia e falta de ar.Em contrapartida, a SD tardia ocorre normalmente 1 até 3 horas após a ingestão.Os sintomas da SD tardia incluem: tonturas, fraqueza e fadiga.
O que causa Síndrome de Dumping?
A cirurgia bariátrica é a principal causa da SD, porque ele altera a anatomia e o funcionamento digestivo normal do estômago, e também (no caso de bypass gástrico), do intestino delgado.Ela também pode reduzir a quantidade de sucos digestivos do estômago e do pâncreas.
Tratamento da Síndrome de Dumping
Pacientes que sofrem de SD precisam mudar os seus hábitos alimentares: consumir várias pequenas refeições por dia - de preferência incluindo alimentos que são mais pobres em carboidratos, especialmente os açúcares refinados. Além disso, eles não devem beber líquidos com a comida.Por último, os doentes devem assegurar que todos os alimentos sejam mastigados completamente.
Síndrome de Dumping - um indicador de má alimentação após a cirurgia bariátrica
A SD não acarreta um grande risco para a saúde.Pelo contrário, é um indicador que os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica estão comendo em excesso ou muito rápido ou ainda, ingerindo alimentos riscos em açúcares.Na prática, a maioria dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica não apresentam mais do que 2 ou 3 episódios graves de SD.


Dumping precoce

Ocorre por volta de 30 a 60 minutos após a refeição e pode ser decorrente do esvaziamento gástrico levando a desvios do líquido intravascular para a luz do intestino. Isso resulta em uma distensão muito rápida do intestino delgado, aumentando as contrações do intestino. Seus sintomas são diarreia, náuseas, cefaleia e rubor.

Dumping tardio

Pode ocorrer de 1 a 3 horas após as refeições e a oferta rápida de alimento para o intestino delgado causa uma alta concentração de carboidratos no intestino delgado proximal e na absorção da glicose. Os altos níveis de insulina causam uma hipoglicemia subsequente. Seus sintomas são tremores, dificuldades para se concentrar, redução da consciência, fome e perspiração.
 


*http://portaldocoracao.uol.com.br/emagrecimento/sindrome-de-dumping-um-efeito-colateral-da-cirurgia-bariatrica
 





Mas estou a pleno vapor, anciosa para chegar logo Segunda-Feira, 6 Horas da manhã...

Amanhã vou falar da minha alimentação (dieta) diferenciada que também começa amanhã... pré-cirurgia...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário